Sobrevivências: No Início da Docência
O Livro Traz A Discussão De Um Tema Que, De Alguma Forma E Em Certa Medida, Atingiu Suas Autoras E Seu Autor, Quanto As Participantes Dos Estudos Que Serviram De Base À Produção Dos Capítulos. Ele Retrata As Agruras E Delícias - Aquelas Mais E Estas Menos - Que Caracterizam O Início Da Nossa Inserção Na Carreira Docente. Nosso Intuito É O De Dialogar, De Forma Direta, Com Quem Vive Os Processos Que Configuram O Objeto De Nossos Estudos E Assim, Também, Contribuir Para Estreitar Os Laços Entre A Universidade E As Escolas. O Livro Quer Mostrar Que As Agruras Do Início Da Docência Podem Ser Amenizadas, E Que, Para Isso, A Instituição Escolar É Decisiva No Suporte Que Dá Às Iniciantes, A Fim De Que Os Alunos Não Sejam Os Grandes Afetados Pelas Evidentes E Inescapáveis Dificuldades Que Caracterizam O Início Da Docência. Todos Os Capítulos Revelam Essa Ideia, De Uma Maneira Ou De Outra.